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terça-feira, 10 de julho de 2012

As regras do roleplay

"Venham, amigos. Não fiquem envergonhados e nem com medo. Acabo de acender uma fogueira e colocar alguns pedaços generosos de javali para assar. Também trouxe um pequeno barril com a melhor cerveja que vocês poderão provar. Nesta noite fria, nada melhor que o calor aconchegante do fogo para elevar nosso espirito."

Caros amigos, hoje gostaria de compartilhar com vocês um pouco do que aprendi nesta longa estrada percorrida. Vou apresentar aqui alguns parâmetros para que todos possam transmitir a essência da intrepretação sem precisar se apegar a clichês ou obrigatoriedades. Em outras palavras, contradizendo o título deste documento, não vou lhes ensinar regras, e sim, dicas para sua diversão e de seus amigos.



A REGRA DE OURO

Eu disse sem regras, ok? Certo, mas existe uma, apenas UMA que deve ser citada: A Regra de ouro.
Para quem não sabe, ou não lembra. a regra de ouro é muito utilizada em RPG's de "mesa"  e dela provém a máxima: "A única regra é que não existem regras". Isso quer dizer que a única coisa que importa mais do que tudo em uma reunião com os amigos é a DIVERSÃO de todo o grupo, ou seja, não se preocupe em achar que está fazendo algo errado. No final das contas todos darão muitas risadas e terão muitas histórias para contar. 
   
Devo lembrar que não estamos falando aqui do sistema do jogo, lore, programação, etc. estamos falando de INTERPRETAÇÃO e quando se trata de interpretar seu personagem, a única coisa que importa é sua imaginação.

RESPEITO

Pessoal, é muito importante deixar claro que RESPEITAR a todos é fundamental e conserva os dentes na boca para que você seja convidado para participar de um grupo novamente. Se você tratar os outros com  educação, ser prestativo, honesto e atencioso, as pessoas vão gostar da sua companhia e você fará  amigos não só no jogo mas em qualquer lugar que você for.
Mas o que você acha que acontece com quem fica atrapalhando todo mundo, ou "ninja" itens dentro de calabouços ou ainda xinga qualquer um com ou sem motivo? Kick, meu irmão. É expulso do grupo e ninguém que conheceu o cara vai querer tê-lo por perto. Infelizmente existem muitos casos desse tipo, por isso nunca é demais ressaltar que respeitar os outros é o melhor caminho.


Bom, acabamos de conhecer os primeiros parâmetros básicos para a interpretação: DIVERSÃO e RESPEITO. Agora vamos à prática.

CRIAÇÃO E HISTÓRIA DO 
PERSONAGEM


Essa é fácil. Quando você cria um personagem, não precisa ter em mente toda a história dele pronta. Não mesmo! Geralmente isso acontece naturalmente durante as sessões de jogos, a menos, é claro, que você já tenha preparado tudo antes. Escolha um nome adequado para o jogo, se quiser .  Experimente classes e raças até achar a que você mais gosta e a partir daí, começe a imaginar sua história, onde nasceu, qual o seu passado, o tipo de criação que teve, gostos, preferências, medos, etc. Quanto mais detalhes você adicionar à história do seu personagem, mais se afeiçoará a ele e consequentemente ficará mais fácil de interpretá-lo.

Nota importante:  Existem várias discussões a respeito do que pode ou não ser dito na história do seu personagem. Alguns dizem, por exemplo que ele não pode ser um bárbaro porque não existe a classe BÁRBARO no jogo. Outros falam que você não pode contar que nasceu em uma local porque a raça que escolheu pertence à outro (Ex: Sou um Humano que nasceu em Altaforja) e blá blá blá.

Pessoal, isso é mito. A própria Blizzard encoraja  seus jogadores a inventar histórias criativas, afinal de contas, existem centenas de PNJs que não estão no "padrão", simplesmente porque não existe um padrão, existe sim BOM SENSO. Você até pode criar um personagem Chamado "Boladãodeamor" que veio do futuro e ja matou Varian Wrynn, mas vamos ser sinceros, se a proposta aqui é ROLEPLAY, quem vai levar esse cara a sério? Ou ainda, quem vai querer interpretar com ele? Agora, se ele tiver esse nome e respeitar seus colegas, entrar na interpretação e contar uma história coerente  qual o problema de interpretar ? Sobre o nome ele pode contar que na verdade ele é conhecido assim porque certa vez, em uma tentativa frustrada de se tornar um bardo ( sim, um bardo. Esqueçam D&D, bardos são figuras comuns na história européia antiga de trovadores que contavam lendas e poemas através da música. Aqui uma clara referência a bardos no wow - túnica do bardo) recebeu essa alcunha por uma música mal interpretada. Pronto! Problema resolvido. O personagem ganhou uma história e amigos novos que certamente se divertiram muito com esse conto.

PERSONALIDADE

À medida que você for jogando, conhecendo pessoas e interagindo com a Lore do jogo, você terá uma base de como o seu personagem se comporta.
Obviamente, é você quem vai cuidar da personalidade dele, se será uma pessoa altruista, lutando pelo bem e ajudando à todos  (PNJ ou Jogadores, lembrem-se que na sua imaginação, as ações do personagens são bem claras)  ou uma pessoa de índole rebelde, se recusando a seguir os conselhos dos outros e agindo por conta própria. O campo da interpretação é incrivelmente vasto. Como sempre VOCÊ escolhe como vai agir. Apenas lembrem-se do que falamos antes: Respeito. Não é porque seu personagem é um Druida Troll enfurecido com o mundo que você vai ser estúpido ou sair "ninjando" itens por aí. Nunca esqueçam, personalidade é uma coisa, interpretação é outra.

Nota importante: Novamente vamos recorrer ao bom senso. Nem todo Ladino é sombrio. Nem todo paladino é um "santo". Taurens, apesar de serem relativamente pacíficos, não estão livres de ter uma personalidade cruel. Os orcs, apesar de serem comumente associados a criaturas sem pudor e cruéis, podem, sim ser bons (Vide Thrall). Uma dica que posso dar é observar os talentos das classes. Um exemplo claro são os sacerdotes. Eles possuem 3 arvores bem distintas que talvez possam descrever  sua personalidade: Disciplina - Uma pessoa de personalidade forte que encara qualquer perigo para a defesa de seus aliados. Sagrado - É uma pessoa bondosa que preza pelos mais fracos e auxilia a todos que recorrem à ele tipo Jesus. Sombra - Possui um forte traço de maldade e não pensa duas vezes antes de prejudicar alguém.

Esses exemplos são extremamente clichês, os utilizei apenas para ilustrar que o talendo pode influenciar na personalidade, mas é claro, são só dicas. Quem vai decidir como é o seu personagem é você.  :)



Então por enquanto é isso. Nos próximos tópicos voltarei com mais informações sobre roleplay.

Agradeço a todos e tenham ótimas aventuras!

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